A Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) anunciou a celebração de um protocolo de cooperação com a Câmara de Comércio Brasil Portugal – Centro Oeste (CCBP-CO), com o objetivo de estudar e promover uma solução logística eficaz e eficiente para a exportação de produtos agropecuários brasileiros pelos portos brasileiros, preferencialmente aqueles localizados no Arco Norte, com destino à Europa e ao Norte de África, através do Porto de Sines.
O protocolo prevê a constituição de um grupo de trabalho multidisciplinar com conhecimento profundo da cadeia de valor do mercado agropecuário brasileiro, incluindo a operação marítimo-portuária e a logística multimodal no Brasil e na Europa.
De acordo com a CPLS, a Câmara de Comércio Brasil Portugal – Centro Oeste representa os interesses dos produtores do Centro Oeste do Brasil que, na sua totalidade, são responsáveis por cerca de 45% de toda a produção agrícola brasileira.
“Grande parte desta produção é destinada à Europa, utilizando os portos de Santos e Paranaguá, ao invés dos portos do Arco Norte que, potencialmente, podem oferecer uma forte redução nos custos logísticos e ambientais, utilizando Sines como porta de entrada na Europa”, lê-se em comunicado.
Este protocolo insere-se na estratégia da plataforma industrial, logística e portuária de Sines em promover novas áreas de negócio em Sines, como o agronegócio, através do potencial existente de deslocalizar os fluxos logísticos do norte da Europa para Portugal.