Num estudo realizado pela empresa, os resultados mostram que apenas 405 dos operadores compraram pneus eficientes no consumo de combustível para os seus veículos. Isto significa que mais de metade das frotas de veículos comerciais da Europa está a consumir combustível “desnecessariamente” e a perder a oportunidade para “reduzir os custos operacionais”.
Bóris Stevanovic, diretor de marketing para pneus de camiões da Goodyear Dunlop, acredita que “uma das razões pela qual tantas frotas não têm escolhido pneus eficazes no consumo de combustível é que, até à data, nem sempre foram esclarecidas como se compara prestações de pneus. A etiqueta vai assegurar a transparência para todas as pessoas”.
O responsável sublinha ainda que esta transparência “é bem-vinda”, no entanto alerta “os compradores de pneus devem ter em conta que a etiquetagem apenas abrange três áreas (eficiência no consumo de combustível, travagem em piso molhado e ruído exterior) e, por isso, podem não refletir outros critérios sobre pneus criados para fins específicos como os pneus de inverno, que foram desenvolvidos para trabalhar sob condições invernais específicas, pneus mistos e todo-o-terreno, que poderiam ser otimizados pela quilometragem e tração fora de estrada”.