APLOG

iLog: Último trimestre de 2014 trouxe perceção negativa da economia para os operados logísticos

iLog: Último trimestre de 2014 trouxe perceção negativa da economia para os operados logísticos

A APLOG apresentou hoje, 4 de junho, o seu índice iLog relativo a 2014 onde se verificou que as empresas participantes neste questionário indicaram um sintoma de perceção negativa do último trimestre de 2014 face à economia. Contudo, há que ressalvar que o índice se encontra num patamar mais positivo que o iLog de 2013.

De acordo com a Accenture, que elaborou este estudo em conjunto com a APLOG, “apesar do clima ter sido menos positivo, sobretudo da parte dos operadores logísticos, as expetativas mantêm-se elevadas e estamos a falar de um terreno positivo em relação a anos anteriores”.

Na edição deste ano participaram no questionário, 21 empresas (10 empresas produtoras e11 operadores logísticos). Segundo o presidente da APLOG, Alcibiades Paulo Guedes, “estamos a entrar no quinto ano do iLog com a nova direção da APLOG eleita em março queremos tornar este iLog mais sólido e trazer mais empresas para este indicador”. E acrescentou: “O iLog tem sido um instrumento importantíssimo para a APLOG porque reflete o que o setor, em área temática, pensa. Quer na relação institucional quer na área dos próprios media para representar o que os associados da APLOG acham sobre o sentimento atual e futuro do setor”.

Ainda de acordo com o indicador iLog, do lado dos prestadores de serviços logísticos, o indicador desceu cerca de 32 pontos. Com exceção da avaliação que fazem da situação de negócio. Todos os outros parâmetros (situação global de vendas, quadro de pessoas e investimentos) são negativos no último trimestre de 2014.

Do lado das empresas de produção de bens de consumo temos o mesmo nível de descida, mas não tão acentuado como o dos operadores logísticos, cerca de 19 pontos face ao trimestre anterior.

Há indicadores que nos podem deixar otimistas. A imagem que sai deste iLog é o quadro. Algum otimismo, não exagerado, conclui a Accenture sobre o iLog.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever