Transportes

LeasePlan e parceiros lançam iniciativa ‘ChargeUpNow’

Universidade de Oxford quer criar baterias mais eficientes para carros elétricos

A LeasePlan e o parceiro de carregamento inteligente PowerD lançaram a “ChargeUpNow”, uma iniciativa global que apela aos responsáveis políticos locais e nacionais para implementarem cinco recomendações políticas específicas para assegurar uma infraestrutura de carregamento universal, acessível e sustentável.

A iniciativa antecipa-se à Semana do Clima de Nova Iorque e à Assembleia Geral das Nações Unidas a decorrer na mesma cidade. Foi também criada uma petição em Change.org, que defende a implementação das cinco recomendações políticas ChargeUpNow. A petição é dirigida a governos internacionais e nacionais e pode ser acedida em GlobalChargeUpNow.com.

As recomendações da iniciativa visam a implementação de uma rede pública de postos de carregamento rápido para reduzir a velocidade de carregamento de horas para minutos e diminuir a carga nos espaços de carregamento urbano; eliminar a burocracia e facilitar a obtenção de licenças para postos de carregamento privados próximos de residências e escritórios; incluir infraestruturas de carregamento em todos os edifícios residenciais e comerciais recentes; aumentar a utilização de energia verde por veículos elétricos, através de soluções inteligentes de carregamento que utilizam energia solar e eólica com emissões zero; e, ainda, desenvolver parcerias público-privadas entre empresas e governos locais para facilitar as infraestruturas de carregamento rápido nas zonas comerciais

A propósito desta iniciativa, Tex Gunning, CEO da LeasePlan, salientou que “os condutores estão cansados da inação dos governos em relação às infraestruturas de carregamento de veículos elétricos. Este é um grande obstáculo que impede a adoção massiva dos veículos elétricos, que são cruciais para combater as alterações climáticas e melhorar a qualidade do ar nas nossas vilas e cidades”.

“É por isso que estamos a lançar a Iniciativa Global ChargeUpNow. Juntos, queremos dar uma mensagem clara e direta aos decisores políticos nacionais e locais sobre a necessidade urgente de uma infraestrutura de carregamento universal, acessível e sustentável dos veículos elétricos. As soluções já existem – tudo o que falta é a ação dos decisores políticos”, concluiu o responsável.

Para Pieter Willems, fundador da PowerD, “facilitar o carregamento de VE contribui para muito mais do que apenas reduzir o número de veículos movidos a gasolina na estrada”.

“Os veículos elétricos podem acelerar a quota de eletricidade renovável na produção global de energia através do armazenando do excesso de eletricidade proveniente da energia eólica e solar nos momentos em que a procura de energia é baixa, e evitar o consumo de energia durante os períodos de pico, quando a eletricidade é proveniente de centrais de energia fóssil. Os VE podem mesmo fornecer energia às casas durante a noite, reduzindo a necessidade global de energia fóssil. Os governos devem preparar-se para criar infraestruturas de carregamento para desbloquear o grande potencial da mobilidade elétrica inteligente”, acrescenta o fundador da PowerD.

A LeasePlan, como parceiro fundador da iniciativa EV100 do Climate Group – lançada no âmbito da Assembleia Geral da ONU em setembro de 2017-, comprometeu-se a atingir zero emissões líquidas da sua frota global até 2030.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever