Nos primeiros seis meses da operação, que arrancou a 1 de abril de 2018, a OCEAN NETWORK EXPRESS (ONE) Portugal cresceu 30% face à operação da ex-K. Line no país, tendo transportado 30 mil TEUS, no valor de 18 milhões de euros.
A empresa de transporte de contentores, que nasce na sequência da fusão de três importantes armadores japoneses – Kawasaki Kisen Kaisha (K. LINE), Mitsui O.S.K. Lines (MOL) e Nippon Ysen Kabushiki Kaisha (NYK), refere que o este crescimento no mercado português deve-se, sobretudo, à rota Ásia-Europa.
Isabel Azeredo, country head da ONE Portugal, explica que “das três companhias, só a K. Line tinha investimento direto japonês em Portugal. A MOL e a NYK eram representadas por agentes e tinham pouca expressão no mercado de transporte contentorizado no país. Como consequência da fusão, só o serviço Europa-África é novo, mas é ainda pouco representativo no nosso volume de negócios. Estamos, por isso, a falar de um crescimento efetivo e não proveniente de mercados ‘herdados’ resultantes da fusão. O aumento da competitividade dos nossos serviços permitiu-nos um crescimento na carteira de clientes”.
A ONE Portugal mantém os serviços anteriormente disponibilizados pela K. Line Portugal, bem como a aposta no mercado de short sea, mas reforça a operação para África e Estados Unidos da América. São cinco as rotas disponibilizadas: Intra-Europa (incluindo Escandinávia), Europa-Ásia (incluindo Médio Oriente e Subcontinente Indiano), Europa-África, Europa-América do Norte e Europa-Oceânia.
O principal objetivo, após a fusão das três transportadoras japonesas, passou por “potenciar o melhor das três companhias”, salienta Isabel Azeredo. “Trata-se de uma estratégia ousada pois não deixam de ser três empresas a fundirem-se numa só, dando origem a uma outra com dimensão e competitividade necessárias para concorrer no mercado do transporte contentorizado através da criação de sinergias e de redução de custos”, esclarece a responsável pela operação em Portugal.
A country head salienta ainda que “os custos de arranque, sob uma nova marca, um único sistema de informação e uma equipa única foram significativos”, mas realça que, em contrapartida, em Portugal, a empresa cresceu 30% face à atividade antes desenvolvida pela K. Line Portugal.
De referir que uma das grandes apostas da ONE é liderar o segmento de transporte refrigerado, tendo para tal investido na aquisição de 14.000 contentores com refrigeração.
A multinacional nipónica espera ascender em breve ao quarto lugar do ranking de companhias internacionais de contentores. Quando receber a totalidade dos navios que encomendou, terá uma frota total de 240 embarcações com uma capacidade de 1,44 milhões de TEUS.