O Entreposto Frigorífico da Friopuerto em Sines, investimento de dois milhões de euros que constitui a quinta instalação frigorífica da empresa, será inaugurado no próximo dia 8 de março. A inauguração contará com a presença de Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, e de João Franco, Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).
O armazém de Sines que agora será inaugurado conta com 3000 metros quadrados e duas câmaras refrigeradas (+0ºC a +18ºC) destinadas ao armazenamento de fruta, com uma capacidade superior de 1000 paletes, um cais de movimentação de 750 metros quadrados e um total de oito plataformas niveladoras.
A Friopuerto assume-se assim como o único operador logístico de frio na ZAL de Sines e dentro de alguns meses concretizará a segunda fase do plano de crescimento, que a levará a duplicar a capacidade da instalação e proporcionar serviços para produtos congelados.
Manuel Cabrera-Kábana, Diretor Geral da Friopuerto, explica que “o frigorífico de Sines é um grande passo em frente no desenvolvimento estratégico da Friopuerto. Os tráfegos de fruta estão a crescer em toda Espanha e Portugal e Sines tem uma posição estratégica ideal para competir nesse negócio, tanto na importação a partir da América-Latina e da África do Sul, como na exportação. Sines é destacadamente o porto mais importante de Portugal e já movimenta mais de 49% de toda a carga marítima do país e, com mais de 1,33 milhões de TEU’s em 2015, é também um dos portos mais importantes da Península Ibérica.”
“Estamos num ano importante para a Friopuerto, já que Veracruz encontra-se a operar no limite e com perspetivas de ampliação das instalações. A ampliação de Valência também já está ocupada, brevemente serão inauguradas as instalações de Friopuerto Tanger, na Zona franca do Porto de TangerMed, e esperamos poder tomar posse do frigorífico já adjudicado em Montevideo dentro de umas semanas”, acrescenta.