Desde o início das operações em 2004, a PSA tem vindo a investir continuamente em infraestruturas e equipamentos no Terminal XXI de Sines. A Fase 1B compreende a ampliação do cais em 350 m, para um total de 730 m e a ampliação da área de armazenagem de contentores de 20 hectares para 25.
O terminal está equipado com cinco pórticos de cais e 12 gruas de parque, sendo o sexto pórtico de cais e mais três gruas de parque esperados até ao final deste ano.
Este investimento vai aumentar a capacidade do Terminal XXI para um milhão de TEU por ano. Em 2014, quando a Fase 2 for concluída o investimento total neste terminal atingirá mais de 200 milhões de euros.
De acordo com Lídia Sequeira, presidente do conselho de administração do porto de Sines, “a parceria com a PSA, o maior operador do mundo de carga contentorizada, constituiu uma garantia de sucesso associando as condições naturais do porto de Sines e da sua envolvente e o know how de uma entidade que acreditou no projeto e assumiu integralmente o risco de construção e da operação”.