A Takargo vai deixar de ser uma subsidiária do grupo Mota-Engil e passar a fazer parte do grupo francês SNCF. Segundo explicado pelo Jornal de Negócios, a Takargo será integrada na rede Captrain, um player em transporte ferroviário e de logística na Europa, integrado na Rail Logistics Europe, a divisão do grupo SNCF dedicada à logística e transporte ferroviário de mercadorias.
O grupo SNCF considera que esta aquisição, que está ainda sujeita à validação das autoridades da concorrência, demonstra “a confiança da gestão da Rail Logistics Europe no potencial de mercado de Portugal, que assenta sobretudo no dinamismo dos seus principais portos”.
“Com a Takargo, a Captrain pretende prosseguir o desenvolvimento da sua rede e reforçar a sua posição na Península Ibérica, capitalizando uma frutuosa parceria de 13 anos entre a empresa portuguesa e a Captrain España. A Takargo também nos permitirá apoiar a necessidade de soluções isentas de carbono no corredor atlântico para o tráfego convencional e combinado dos nossos clientes”, diz o presidente da Rail Logistics Europe, Frédéric Delorme, citado no comunicado.
A empresa compradora assegura que a mudança de acionista não resultará em qualquer alteração no modelo operacional da empresa.
A Takargo foi criada em 2006 no âmbito da liberalização do mercado de transporte de mercadorias na rede ferroviária europeia, tornando-se o primeiro operador privado de transporte ferroviário de mercadorias em Portugal.