A Iveco e a Gruber Logistics apresentaram o seu primeiro veículo de transporte movido a combustível alternativo para cargas excecionais até 50 toneladas, o Iveco S-Way LNG, no âmbito do seu acordo de parceria de sustentabilidade.
Em comunicado, a marca explica que o transporte de cargas excecionais se refere ao transporte rodoviário de mercadorias que excedem o peso, dimensão e/ou limites de segurança prescritos pelo Código da Estrada e que requerem autorizações especiais para serem transportadas. O desempenho dos veículos pesados de mercadorias movidos a metano líquido (cargas normais até 24 toneladas) é comparável ao dos veículos movidos a gasóleo.
Estes veículos estão agora em utilização nas rotas entre a Alemanha e o Reino Unido, partindo da região de Kreuztal, uma das principais instalações da Gruber Logistics na Alemanha. As cargas transportadas têm um peso que varia entre 30 e 50 toneladas.
“Temos frequentemente tendência a ver apenas os problemas em vez das soluções. A ampla utilização do GNL e, posteriormente, do BioLNG, será uma realidade no sector das cargas excecionais, mas para que isso aconteça temos de mudar os nossos métodos de trabalho, mudar as rotas, mudar a forma como conduzimos, etc. Estas e outras questões devem ser abordadas a fim de implementar com sucesso ECO inovações em grande escala, mesmo em áreas que nunca antes imaginámos serem possíveis”, considera o Diretor da divisão XTL da Gruber Logistics, Michael Gruber.
Já o Diretor do Mercado de Propulsões Alternativas da IVECO Itália, Fabrizio Buffa, refere que” a utilização de gás natural, particularmente na sua versão biológica, é essencial para alcançar resultados imediatos e eficientes; como ficou comprovado por um estudo recente do Conselho Nacional de Investigação Italiano (CNR): um veículo pesado de mercadorias movido a Bio-GNL pode reduzir as emissões de CO2 até 121% em comparação com um equivalente Diesel”.