A Tetra Pak subscreveu a Declaração de Paris sobre Sustentabilidade no Setor dos Laticínios, iniciativa criada pela Federação Internacional de Laticínios (IDF na sigla inglesa) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO na sigla inglesa) durante a Cimeira Mundial de Laticínios da IDF, em outubro de 2024, em Paris.
A assinatura da declaração ocorreu durante a Conferência das Partes (COP 29) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), durante a 29.ª Conferência das Partes (COP), realizada em Baku, Azerbaijão, em 19 de novembro de 2024.
De acordo com o comunicado de imprensa, esta declaração reafirma e reforça o compromisso do setor dos laticínios com uma transição sustentável em toda a sua cadeia de valor, abrangendo as vertentes ambiental, social e económica.
Desta forma, o documento demonstra os compromissos tangíveis assumidos pelos agentes mundiais do setor dos laticínios em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, “enviando uma mensagem clara aos governos, aos decisores e ao público sobre o dinamismo do setor”.
Assim, explica a comunicação, a declaração continua o caminho iniciado pela Declaração de Laticínios de Roterdão, em 2016, respondendo ao apelo da Agenda 2030 da ONU que defende que ninguém deve “ficar para trás”.
Para Charles Brand, Executive Vice President for Processing Solutions and Equipment da Tetra Pak, este é um documento “importante”, que “espelha o compromisso do setor dos laticínios com a transformação sustentável de toda a cadeia de valor”.
E continua: “os laticínios estão no centro dos objetivos que definimos para os sistemas alimentares, para impulsionar a mudança e ser uma influência positiva na forma como podem funcionar no futuro. Vemos um desejo claro nos nossos clientes de promover mudanças transformadoras. Esta declaração apoia esse caminho e é por isso estamos muito felizes por poder subscrevê-la”.