Agricultura

Setor vitivinícola conta agora com Referencial Nacional de Sustentabilidade

Referencial Nacional de Sustentabilidade para vitivinícola é apresentado

O setor vitivinícola possui agora um Referencial Nacional de Sustentabilidade, desenvolvido pela ViniPortugal, entidade responsável pelo desenvolvimento e execução de estratégias e planos de promoção dos Vinhos de Portugal em mercados internacionais.

Segundo explicado em comunicado, esta nova certificação é uma resposta às crescentes exigências dos mercados internacionais, com metas abrangentes ao nível nacional acessíveis a todas as organizações do setor vitivinícola nacional responsáveis e orientadas para a sustentabilidade, ou seja, aquelas que estão focadas na criação de valor económico, cultural, social e ambiental.

“Este Referencial é extremamente importante para o setor, pois a certificação em sustentabilidade está a deixar de ser uma questão de posicionamento distintivo, passando a ser uma questão de acesso aos mercados. Acredito que muito em breve alguns mercados, principalmente os nórdicos, mas não só, passarão a exigir Certificação em Sustentabilidade”, explicou o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão.

O referencial, apresentado durante o “Fórum Anual dos “Vinhos de Portugal”, é composto por por 86 indicadores no total, que podem variar entre aplicáveis, não aplicáveis, indicadores KO e não KO.

Vinhas Região dos Vinhos Verdes