Consumo Ético

Portugueses dispostos a pagar mais por bens mais sustentáveis

Portugueses dispostos a pagar mais por bens mais sustentáveis iStock

Em 2024, a maioria dos portugueses admitiu pagar um valor mais elevado por opções mais sustentáveis em categorias de produtos essenciais. É a conclusão do estudo “Consumer Sentiment Survey 2024”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG).

De acordo com a análise, entre as várias categorias de produtos, destaca-se a energia, com 57% dos inquiridos a revelar estar disposto a pagar um extra por sustentabilidade, o que representa um crescimento de 15 pontos percentuais (pp.) face a 2023.

Também as categorias de bens alimentares (56%), produtos de higiene (55%) e roupa e acessórios (53%) foram aquelas que os portugueses afirmaram ter maior disponibilidade para pagar um extra por sustentabilidade.

No fim desta lista, surgem os bens de luxo (18%) e brinquedos e jogos (29%). À semelhança de 2023, os inquiridos estão disponíveis para pagar cerca de 10% a mais, em média, por sustentabilidade em qualquer categoria de produtos.

Segundo o estudo, 12% dos inquiridos admitiu não tomar decisões sustentáveis, mais 2 pp. em relação ao ano passado. Além disso, um em cada 10 inquiridos revelou não estar familiarizado com o impacto das suas escolhas.

“Os dados de Portugal mostram que a sustentabilidade está a ganhar relevância como fator nas decisões de consumo, com uma parcela significativa da população a afirmar que está disposta a pagar mais por opções sustentáveis em categorias essenciais”, explicou Carlos Elavai, Managing Director & Partner da BCG em Lisboa.

E continua: “embora na teoria haja esta disponibilidade, na prática, muitos portugueses ainda não traduzem esta intenção em ações concretas no momento da compra, muitas vezes devido a constrangimentos financeiros ou à falta de informação. Este cenário representa uma oportunidade significativa para as organizações: ao desenvolverem e promoverem produtos e serviços sustentáveis mais atrativos e acessíveis, poderão impulsionar escolhas mais conscientes e contribuir para uma transformação sustentável a nível nacional”.

O estudo teve por base um inquérito a 1.000 portugueses em todo o território de Portugal continental, conduzido entre 6 e 20 de agosto de 2024, com base em 38 perguntas relacionadas com o sentimento dos portugueses para com os seus hábitos de consumo nesse ano.

 

 

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