A Sumol+Compal lançou a Academia de Reciclagem, um espaço lúdico-pedagógico onde os mais novos poderão aprender mais sobre economia circular e reciclagem e, dessa forma, tornarem-se embaixadores da economia circular.
Em comunicado, a empresa informa que com o objetivo de mostrar aos consumidores toda a cadeia de valor, desde a produção da bebida até à reciclagem das embalagens, a Sumol+Compal faz visitas guiadas na principal unidade de produção da empresa, em Almeirim.
A partir de agora, a fábrica passa a ter a Academia de Reciclagem, estrategicamente localizada no final do percurso da visita.
Estratégia sustentável da Sumol+Compal
A redução da utilização de matérias-primas virgens (pela incorporação de material reciclado nas suas embalagens), a aposta nas embalagens de vidro retornáveis e a sensibilização para a adoção de hábitos de separação e reciclagem têm sido áreas de atuação prioritárias.
Esta estratégia em prol da circularidade na Sumol+Compal é materializada através da atuação das suas várias marcas. Desde 2017, que a marca Água Serra da Estrela incorpora 25% de plástico PET reciclado (rPET) em toda a sua gama, e lançou em 2021 o primeiro garrafão de 6L feito com 100% de rPET em Portugal. Os potes de Compal Essencial são também feitos com 100% rPET desde 2021.
Já em 2022, Compal lançou o Compal Fresco, que foi pensado desde o início com uma garrafa 100% rPET. Além disso a empresa aposta desde 2010 em projetos de Eco Design nas suas embalagens, que se traduzem, entre outros, na redução e/ou eliminação de material de embalagem, como o cartão, o plástico e o vidro. Estes projetos significam uma redução em 1 700 toneladas por ano na utilização de matérias-primas virgens.