O Continente inaugurou um espaço com venda de produtos a granel que pretende incentivar a circularidade. O ‘Refill Spot by Continente’ permite a reutilização de embalagens, na compra de alimentos secos, alimentação animal e detergentes.
No refill alimentar podem ser adquiridos frutos secos, produtos Bio e alimentação PET da marca que podem ser colocados em embalagens reutilizáveis. Os clientes podem trazer as suas próprias embalagens.
Já o refill de detergentes abrange produtos ecológicos e biodegradáveis tais como detergentes e amaciador de roupa, detergente de louça manual, lava tudo e multiusos WC. O cliente pode trazer também a sua embalagem e apenas paga a quantidade de produto que quer adquirir.
A iniciativa, enquadrada na agenda de Sustentabilidade do Continente, vai permitir avaliar os impactos ambientais, económicos e operacionais desta forma de venda e ainda testar, em ambiente real e a uma larga escala, uma abordagem complementar às embalagens de uso único.
As lojas escolhidas para realização deste projeto-piloto foram o Continente Colombo e o Continente Matosinhos.
A iniciativa está integrada no plano de ações do Continente, que subscreveu o New Plastics Economy Global Commitment, da Fundação Ellen MacArthur. A retalhista assumiu o compromisso de garantir que todas as suas embalagens, até 2025, seriam recicláveis, compostáveis ou reutilizáveis. A Fundação Ellen MacArthur reconheceu o desempenho da retalhista, com uma evolução positiva, comparativamente a 2020.
O Continente reforçou a sua posição no retalho mundial ao ser uma das retalhistas a adotar embalagens recicláveis, a reutilizar embalagens e a incorporar plástico reciclado.