Economia Circular

Dispositivo wearable feito de material reciclado e que recolhe energia é desenvolvido

A Universidade de Surrey, em Inglaterra, desenvolveu um dispositivo wearable feito inteiramente de materiais reciclados.

A Universidade de Surrey, em Inglaterra, desenvolveu um dispositivo wearable feito inteiramente de materiais reciclados e com o movimento humano como fonte de energia.

Em comunicado, a universidade explica que o equipamento foi feito de toalhetes de papel descartados e copos de plástico, sendo que o protótipo consegue transmitir código Morse. O próximo passo será utilizar esta tecnologia nos smart watches.

“Não vai demorar muito até termos de nos perguntar quais dos produtos que possuímos não estão ligados à internet. No entanto, a atual revolução da internet das coisas (IoT) destaca o simples facto de que o nosso planeta não tem recursos brutos para continuar a fazer estes dispositivos que estão com uma procura tão elevada”, explica o líder do projeto, Bhaskar Dudem.

O dispositivo wearable é ‘autoalimentado’ graças a materiais que ficam carregados eletricamente depois de entrarem em contacto uns com os outros. Estes materiais (também conhecidos como Triboelectric Nanogenerators (TENGs)) utilizam carga estática para recolher energia do movimento através de um processo chamado indução eletrostática.

O estudo foi publicado na revista científica ACS Applied Materials & Interfaces.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever