Reciclagem

Portugal reciclou mais de 10 milhões de toneladas de embalagens. Vidro abaixo do objetivo

Portugal reciclou mais de 10 milhões de toneladas de embalagens. Vidro abaixo do objetivo Image generator/ChatGPT

A propósito do Dia Internacional da Reciclagem, celebrado no dia 17 de maio, a Sociedade Ponto Verde (SPV) revelou que Portugal reciclou mais de 10 milhões de toneladas de embalagens desde 1996. No entanto, o vidro continua abaixo do objetivo proposto.

Já no primeiro trimestre de 2024, foram encaminhadas para reciclagem um total de 111.696 toneladas de embalagens, representando um aumento de 3% face ao período homólogo.

“São dados que fazem deste o único fluxo de resíduos urbanos a cumprir com as metas nacionais da reciclagem, embora os resultados mais recentes mostrem que a recolha seletiva de embalagens tenha de acelerar”, adverte o comunicado de imprensa da SPV.

Portugal tem de alcançar os novos objetivos impostos pela União Europeia (UE), que ambicionam reciclar, pelo menos, 65% de todas as embalagens colocadas no mercado até ao final de 2025.

No ano passado, indica a SPV, a taxa de retoma foi de 55,3%. “Para evitar o incumprimento, o país carece de um aumento significativo, nomeadamente no material ´vidro`. Os cidadãos deveriam depositar oito garrafas de vidro por ano, no ecoponto verde, para o país atingir a meta”.

“Portugal tem feito um trabalho notável no que diz respeito à reciclagem de embalagens. O sistema tem vindo a evoluir e os cidadãos têm sido bastante participativos, mas é preciso acelerar quando o país tem novas metas para cumprir”, afirmou Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

Para a responsável da SPV, “motivar para gerar ainda mais ação é fundamental. São os cidadãos que depositam as suas embalagens nos ecopontos e, por isso, a par de terem ao dispor um serviço de qualidade e conveniente, há que investir em campanhas de proximidade e diferenciadoras, ensinando o impacto positivo que este gesto tem no planeta”.

E continua: “a reciclagem de embalagens é um compromisso com a sustentabilidade e com a prossecução dos ODS das Nações Unidas, nomeadamente no que diz respeito à produção e ao consumo sustentáveis, e nós, na SPV, estamos totalmente empenhados nesta missão”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever