O projeto TransforMAR, do Lidl Portugal, recolheu, com a ajuda da Marinha Portuguesa, uma tonelada de redes de pesca abandonadas em alto mar, neste último verão. Agora, essa tonelada foi transformada em 2000 sacos de fibras recicladas, cujo valor de venda reverterá para apoiar a atividade do Aquário Vasco da Gama e da Marinha na preservação do habitat marinho.
Segundo explicado em comunicado, anualmente em Portugal, a Marinha e as Autoridades Marítimas removem cerca de seis toneladas de redes de pesca do oceano, um material regularmente deixado na água, que destrói os habitats, espécies marinhas e ameaça também a saúde humana.
Em 6 anos, o TransforMAR já contribuiu para retirar mais de 227 toneladas de resíduos plásticos e de metal das praias portuguesas e do mar. Este ano, a iniciativa recolheu um total de 47,2 toneladas de resíduos plásticos e de metal.
O TransforMAR surge de uma iniciativa do Lidl Portugal, juntamente com a associação de gestão de resíduos Electrão, em parceria com a Marinha Portuguesa e a ONG Brigada do Mar, contando com o apoio da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da associação ambiental Quercus.