O Grupo Lidl, um dos maiores retalhistas de produtos alimentares da Europa, comprometeu-se a atingir o “net-zero”, em todas as unidades de negócio e nas cadeias de fornecimento. Isto significa que a empresa reduzirá as suas emissões de gases com efeito de estufa o mais próximo possível de zero até 2050. O objetivo de zero emissões inclui as emissões de Scope 3, ou seja, a cadeia de valor a montante e a jusante do Lidl, onde são geradas mais de 90% das emissões totais do grupo.
De forma a definir o rumo para o objetivo “net-zero”, o Grupo Lidl está a expandir a sua estratégia climática para incluir novos objetivos concretos de Scope 3 a nível internacional: até 2034, a empresa pretende reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa na agricultura, silvicultura e outras utilizações do solo em 42,4% (“emissões FLAG”). O Lidl está também empenhado em reduzir 35% das suas emissões nos setores da energia e indústria (“emissões E+I”) durante o mesmo período.
Para o efeito, no futuro, o Lidl irá trabalhar de forma ainda mais próxima com os seus parceiros e cadeia de valor. O Grupo comprometeu-se com os seus maiores fornecedores, que são responsáveis por 75% das emissões de Scope 3, relacionadas com produtos, a atingir objetivos de redução até 2026, de acordo com a Iniciativa Science Based Targets (SBTi), entidade que apoia as empresas na definição de objetivos com base científica para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, em consonância com a mais recente ciência climática. O Lidl apoia os seus fornecedores para que atinjam estes objetivos, através de medidas adequadas.
“O Lidl já fez progressos significativos na proteção do clima. Queremos oferecer aos nossos clientes produtos a preços acessíveis que estejam de acordo com os nossos objetivos climáticos.”
Cristina Hanganu, Diretora de Corporate Affairs e CSR do Lidl Portugal
Objetivos da estratégia climática já alcançados
Até à data, em todos os países, o Grupo Lidl já reduziu 52% das suas emissões operacionais de CO2 (Scope 1 e 2). Em Portugal, esta redução de emissões operacionais foi de 55%. Em particular, a utilização de energias renováveis contribuiu para esses resultados: desde 1 de março de 2022, em todos os países, o Grupo Lidl passou a utilizar 100% de eletricidade verde[3] em todas as lojas, centros logísticos e edifícios de escritórios. No caso do Lidl Portugal, já é utilizada exclusivamente eletricidade verde desde 2019. Destacam-se também outras medidas que foram implementadas com sucesso no Lidl Portugal, tais como:
- Expansão da mobilidade elétrica na frota interna e dos postos de carregamento para viaturas elétricas em 250 lojas Lidl;
- Substituição de 900 arcas frigoríficas antigas por outras mais eficientes e com gases refrigerantes naturais que detêm um potencial de aquecimento menor e, por sua vez, emitem menos emissões.
Objetivos científicos: compromisso com a ciência
As empresas do Grupo Schwarz aderiram à Iniciativa Science Based Targets em 2020, para ajudar a cumprir o objetivo de 1,5 graus do Acordo de Paris sobre o Clima. Simultaneamente, o Lidl desenvolveu a sua própria estratégia com objetivos climáticos adicionais, que visam alcançar os objetivos de proteção climática de Paris, assim como reforçar a política internacional de Sustentabilidade do Grupo Schwarz.
“As alterações climáticas são um dos maiores desafios da atualidade. Com objetivos ambiciosos e ações decisivas, no Lidl, estamos a assumir esta responsabilidade e a trabalhar para sermos parte da solução.”