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Mais Lidl: um caminho para um futuro (mais) sustentável 

Mais Lidl: um caminho para um futuro (mais) sustentável 

O Lidl Portugal tem uma forte estratégia de responsabilidade social corporativa, apelidada de ‘Mais Lidl’. Este é o princípio orientador que leva esta insígnia a cumprir, todos os dias, a promessa de qualidade ao melhor preço. Com toda a cadeia de valor em mente, o Lidl trabalha para o presente e para o futuro: em harmonia com o ambiente, colocando as pessoas no centro das suas ações e contribuindo para um consumo mais sustentável. “Mais para o planeta”, “Mais para a comunidade” e “Mais para si” são os pilares que descrevem a postura com que a marca se define e com a qual se quer reforçar no futuro.
Para o Lidl, assumir uma responsabilidade social e corporativa significa trabalhar nas questões para as quais precisamos de uma resposta, entendendo que a partilha de valor com a sociedade é a sua forma de retribuição pelo privilégio de participar nela. O objetivo é único: ajudar a melhorar e a desenvolver a comunidade na qual se insere, todos os dias, assumindo como responsabilidade contribuir para construir um futuro melhor, que respeite mais o ambiente, as pessoas e a sociedade em geral. Consciente do seu papel, pretende demonstrar que escolher Lidl significa muito mais do que uma mera compra de um produto de qualidade, ao melhor preço. Escolher o Lidl significa apoiar uma cadeia com impacto positivo: dos recursos à produção e aos fornecedores, passando pelas operações e apoio às comunidades.

“Assumir uma responsabilidade social e corporativa significa trabalhar nas questões para as quais precisamos de uma resposta, entendendo que a partilha de valor com a sociedade é a sua forma de retribuição pelo privilégio de participar nela”

O Lidl quer continuar a desenvolver projetos e a adotar medidas que espelhem um impacto positivo na promoção do planeta e das comunidades, acreditando que só assim conseguiremos garantir um futuro mais sustentável, em todas as suas vertentes.
Neste sentido, com o propósito de dar a conhecer aquilo que tem feito e que se propõe a fazer, a empresa publicou recentemente o seu novo Relatório de Sustentabilidade, referente aos seus anos fiscais de 2021 e 2022. Este relatório vem dar a conhecer resultados alcançados, compromissos a cumprir e iniciativas em destaque, dentro de seis eixos estratégicos – Proteger o Clima, Respeitar a Biodiversidade, Conservar os Recursos, Agir de Forma Justa, Promover a Saúde e Envolver através do Diálogo.
Entre as diversas medidas e mudanças apresentadas, destacam-se:

Proteção do Clima:

  • Entre 2021 e 2022, assistiu-se a um crescimento acima dos 90% de lojas com painéis fotovoltaicos;
  • O aproveitamento de espaço nos camiões permitiu, desde outubro de 2022, menos um a dois camiões por regional/por semana, destacando-se uma ocupação média de quase 94%. Desta forma, em apenas um ano, foram menos 312 camiões a libertar CO2 e outros GEE, em média;
  • Mais de 90% da energia consumida pelo Lidl provem de fontes renováveis;
  • 100% da sua operação funciona com a eletricidade verde com certificado de “Garantia de Origem” (GdO), atestado pela REN-EEGO.
  • Estas medidas permitiram ao Lidl Portugal reduzir as suas emissões de gases com efeito estufa, no âmbito 1, em 41,7%.

Respeito pela Biodiversidade e Conservação de Recursos:

  • Em 4 anos, os artigos de marca própria em loja com certificações de sustentabilidade aumentaram mais de 40%. Em 2022, eram já eram mais de 730 produtos certificados, 22% dos artigos Lidl de marca própria em oferta permanente.

Apoio à Comunidade e Combate ao Desperdício Alimentar:

  • No Ano Fiscal de 2022: 7,8 M€ doados no total no âmbito da Responsabilidade Social (+39% face a 2021); Quase 330 mil beneficiários dos projetos de responsabilidade social (+30,7% face a 2021).
  • Mais de 270 mil beneficiários no total das doações alimentares de 2022, agindo o Lidl de forma justa.
  • No âmbito do programa Realimenta, em 2022, o Lidl doou produtos valorizados em 7 milhões de euros (+35,5% face a 2021), entre os quais 3725 toneladas de alimentos (+12,7% face a 2021), alcançando mais de 133 mil beneficiários, evitando o desperdício alimentar.
  • Em apenas dois anos, evitou o desperdício de 6,56 milhões de produtos alimentares, através da venda destes artigos no “Bom demais para deixar para trás”.

Consumo de Matérias-Primas:

  • Redução de pelo menos 108 toneladas de papel por ano, em todas lojas (redução do papel utilizado nos preçários, substituindo-os por uma solução eletrónica)
  • Redução em 54% do papel utilizado nos folhetos em 2022 (face a 2021): diminuição da sua dimensão e formato de paginação.

Para esta insígnia, a sua missão passa por oferecer aos seus clientes a melhor relação preço-qualidade, atuando de forma simples e sustentável. Como ambição prevê a manutenção e crescimento continuo de um negócio responsável, que crie valor para a economia, para as pessoas e para o planeta. É nesse trabalho de crescimento futuro que o Lidl assume fortes compromissos e metas:

  • Até 2024, postos de carregamento para veículos elétricos em todas as lojas

Até 2030:

  • Reduzir 71% das emissões de GEE face a 2019 (âmbito 1 e 2).
  • Substituir 2/3 da frota por veículos elétricos.
  • Reduzir em 50% o desperdício alimentar na Operação, face a 2018.

Ainda no âmbito das mudanças para o futuro, tem especial visibilidade a estratégia REset Plastic, iniciada em 2018 pelo Grupo Schwarz, que permite ao Lidl aplicar o conceito de economia circular. Através da mesma a insígnia pretende alcançar a visão “Menos plástico – circuitos fechados”, com iniciativas que contemplam as seguintes etapas: REduce (reduzir), REdesign (redesenhar), REcycle (reciclar), REmove (remover) e REsearch (pesquisar). Nesse sentido, os objetivos são claros no que toca a próximos passos:

  • Tornar, tanto quanto possível, as embalagens de marca própria, 100% recicláveis;
  • 30% de redução do consumo de plástico das embalagens de marca própria, face a 2017;
  • 25% em média de material reciclado nas nossas embalagens de plástico de marca própria.

A sustentabilidade é um tema estratégico e transversal ao negócio do Lidl que, permanentemente, procura soluções criativas e ganhos de eficiência que possam contribuir para potenciar a missão da empresa de oferecer produtos de qualidade ao melhor preço, aliando boas práticas ambientais e sociais a toda a sua cadeia de valor. Grandes mudanças começam de dentro para fora e o Lidl está empenhado em demonstrá-lo. Se gostava de saber mais sobre as ações da marca, saiba que pode ler o Relatório de Sustentabilidade na íntegra no site www.institucional.lidl.pt.

 

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