Economia Circular

Projeto universitário de malas ecossustentáveis portuguesas exposto em Florença

Projeto universitário de malas ecossustentáveis portuguesas exposto em Florença

As malas ecossustentáveis, protótipos do projeto MonnaLusa, estão a ser expostas até ao dia 10 de outubro no espaço Il Conventino, na cidade de Florença, em Itália. O projeto foi desenvolvido por estudantes finalistas do curso de licenciatura em Design do Produto, turma 2020/21, a funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Segundo explicado em comunicado, estas malas são feitas de cortiça e aparas de madeira, algumas inspiradas em vestuário renascentista.  O Il Conventino é palco de exposições e eventos considerados culturalmente relevantes na área florentina. O espaço é, habitualmente, escolhido para exibir projetos de arquitetura e design de estudantes da Universidade de Florença.

O projeto MonnaLusa foi desenvolvido, em plena pandemia, em parceria com a empresa Toscana Global Beauty, do empresário Michele Lupi, a Corticeira Amorim e indústrias e unidades fabris do setor da madeira do Norte de Portugal.

O projeto conta ainda com o apoio institucional do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, do qual o Instituto Politécnico e Viana do Castelo é membro. Esta exposição conta com o Alto Patrocínio da Câmara Municipal de Florença.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever