A Emirates lançou uma coleção limitada de malas, sacos e acessórios fabricadas a partir de materiais reciclados de aviões. As receitas serão doadas a crianças carenciadas, através da Emirates Airline Foundation.
Segundo explicado em comunicado, os materiais utilizados são provenientes do A380 da Emirates, bem como de aviões 777. Todos os tipos de materiais foram reutilizados para a bagagem e os sacos, desde apoios de cabeça em alumínio, a pele dos sofás do salão de bordo do A380, cintos de segurança e até peles do lugar do comandante.
Em 16 aviões adaptados, já foram recuperados mais de 14 mil quilos de materiais. À medida que o projeto prossegue, prevê-se ser possível recuperar até 270 quilos de couro e 627 quilos de tecido de assento, por avião adaptado.
A companhia aérea tem uma equipa de 14 “alfaiates”, oficialmente designados por Assistentes de Manutenção de Engenharia, cuja função consiste em reparar e coser quaisquer rasgões nos interiores da vasta frota de aviões da Emirates. Quatro destes alfaiates dedicam-se atualmente a tempo inteiro à iniciativa de upcycling, fabricando produtos upcycled e colaborando com os fornecedores para obter ideias sobre como reutilizar vários materiais.
“Sabíamos que estes materiais poderiam ter uma segunda vida, uma vez que são originalmente de muito alta qualidade. Desafiámos a nossa equipa a ser o mais criativa e inovadora possível, e aqui estamos nós, com a nossa própria oficina de acessórios no Emirates Engineering Centre”, explicamos Ahmed Safa, vice-presidente sénior da Divisão de Engenharia da empresa.
Os materiais são provenientes do projeto de retrofit de frota da Emirates, iniciado em agosto de 2022, que tem como objetivo atualizar todas as cabines interiores de 120 dos seus aviões Airbus A380 e Boeing 777.