A Fundação Repsol e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) apresentaram a iniciativa “Towards Net-Zero Cities”, focada no papel das cidades na transição energética e na evolução do caminho para a descarbonização em meios urbanos.
Segundo explicado em comunicado, esta colaboração da Fundação Repsol com a Nova SBE integra-se na Rede de Cátedras da Fundação Repsol, sendo a sexta universidade parceira da entidade e a primeira em Portugal.
O presidente da Repsol, Antonio Brufau, nota que “as cidades são e continuarão a ser o principal motor do desenvolvimento económico e social. Serão um lugar onde veremos materializar-se os principais avanços no desenvolvimento tecnológico e na inovação, mas também na inclusão social, e estes avanços estão inequivocamente ligados à transição energética em curso”.
Já o reitor da Nova SBE, Pedro Oliveira, ressaltou que “esta iniciativa com a Fundação Repsol irá contribuir, através de formação e de projetos desenvolvidos pelos nossos alunos, com o apoio dos nossos investigadores, para a necessária descarbonização das nossas cidades através da utilização de soluções inovadoras de produção de energia a partir de fontes renováveis”.
Atualmente, a rede de cátedras da Fundação Repsol é composta pela:
- Universidade Rovira i Virgili, centrada na análise e estudo das tecnologias de captura e utilização de CO₂;
- Universidade Politécnica de Madrid, com uma cátedra dedicada ao estudo da mobilidade sustentável;
- Universidade de Comillas-ICAI, com uma cátedra focada em analisar formas de alcançar uma descarbonização sustentável na indústria;
- Universidade do País Basco, com a cátedra dedicada ao tema da economia circular como estratégia para a descarbonização e desmaterialização do setor industrial;
- Universidade de Navarra (Tecnun), centrada no papel do hidrogénio como vetor energético;
- e, agora, pela Nova School of Business & Economics com esta iniciativa.