A marca de vinho Soalheiro está a utilizar uma nova garrafa com menos 19% de vidro no lançamento da nova colheita do Alvarinho. Em comunicado, a empresa revela esta solução reduz a pegada carbónica do transporte e da produção, por ser produzida em Portugal. O Soalheiro pretende estender esta inovação no vidro a 90% dos seus vinhos até ao final do ano.
“Há também uma importante redução de quase 8,5 vezes no impacto no transporte das garrafas até à adega, que antes provinham do centro da Europa”, revela o Soalheiro. A adoção em 90% deste tipo de garrafas “permitirá uma poupança estimada de 56 toneladas de vidro ao ano”.
As embalagens também foram repensadas para reduzir 39% do consumo de cartão, oriundo de florestas geridas de modo responsável (certificado FSC). A nova caixa tem capacidade para 6 garrafas e pode ser reutilizada como “garrafeira”.
Para além destas novidades, o Soalheiro informa que certificou ambientalmente toda a atividade do produtor e procedeu à certificação biológica de todas as vinhas da quinta. Além disso, instalou uma cobertura vegetal na adega, “que trará uma poupança energética estimada de 26% ao ano”.