Uma equipa da Universidade de Sydney desenvolveu novos métodos de reciclagem de compósitos de fibras de carbono e de vidro, materiais utilizados nas lâminas das turbinas eólicas, tanques de hidrogénio, na construção, no fabrico de automóveis, entre outros.
Os resíduos destes tipos de materiais apenas da indústria das aeronaves e das turbinas eólicas poderá atingir as 840 300 toneladas até 2050 – equivalente a 34 estádios cheios – se não forem adotados métodos de reciclagem.
Os investigadores explicam que, apesar de já existiram alguns métodos de reciclagem, a maioria dos resíduos é incinerado ou acaba em aterros. Se totalmente implementados os métodos já existentes, a equipa nota que o potencial era de redução da utilização energética em 70% e a prevenção de fluxos importantes de materiais acabarem no lixo.
O novo método desenvolvido pelos cientistas da Universidade de Sydney envolve a reciclagem termoquímica e a introdução de um pré-tratamento com solvólise, de forma a permitir aos compósitos reter até 90% da sua resistência original, superando em 10% a resistência das fibras recuperadas apenas por degradação térmica.
A solvólise – um método através do qual os materiais podem ser decompostos com uma aplicação de solvente sob uma pressão e temperatura específicas – pode recuperar a fibra de carbono enquanto proporciona um elevado lucro líquido. Os métodos de reciclagem térmica, como a pirólise catalítica e a pirólise, associados à oxidação, também proporcionaram um elevado retorno económico.
“Para demonstrar a aplicabilidade no mundo real do nosso método, reciclamos com sucesso parte de uma bicicleta e restos de avião feitos destes compósitos utilizando a nossa abordagem híbrida. Estes resultados não só validam a eficácia do pré-tratamento químico, mas também demonstram as características mecânicas melhoradas das fibras de carbono recicladas,” explica o investigador Ali Hadigheh.
A equipa está também a desenvolver métodos para a reciclagem de materiais compósitos e patenteou recentemente uma máquina para alinhar com precisão as fibras de carbono recicladas, para que possam ser reaproveitadas.