A Boomland, entidade organizadora do Boom Festival, vai dinamizar um curso sobre eco-construção entre os dias 12 e 15 de setembro, que pretende ser uma introdução às diferentes técnicas de construção natural, desde estruturas residenciais e quintas a outras instalações.
De acordo com o comunicado de imprensa, o curso será dividido entre as componentes prática (80%) e teórica (20%), tendo a capacidade para receber 20 participantes.
É aberto a qualquer interessado no tema, mas com interesse acrescido para quem desenvolve atividades na área da construção através de processos e design sustentáveis — arquitetos, construtores, proprietários, entre outros.
Segundo a comunicação, o CRU – Arquitetura e Investigação, ateliê localizado no Alentejo, que se foca em premissas de construção assentes numa análise das qualidades éticas, estéticas e energética dos materiais e saberes locais, será o tutor do curso.
“Será uma oportunidade para aprofundar o conhecimento de práticas ecológicas e materiais naturais, fundamentais para a preservação do ecossistema, e para ir ao encontro de novas formas de construção sustentáveis capazes de reduzir a pegada de carbono”, lê-se na nota de imprensa.
Segundo a comunicação, a experiência ganha em 25 anos a organizar o Boom Festival, em Idanha-a-Nova, levou a que a Boomland adquirisse conhecimento na área e desenvolvesse agora este curso.
“Há mais de uma década que construímos e fazemos evoluir uma visão sobre a bioconstrução. Além do solo em todas as suas formas, incluímos na construção na Boomland materiais como salgueiro, cana, palha, bambu e também todo o tipo de madeira e pedra certificadas ou locais”, explica a Boomland.