Economia Circular

Estão abertas as candidaturas ao projeto que dá uma segunda vida aos pneus em fim de vida

Estão abertas as candidaturas ao projeto que dá uma segunda vida aos pneus em fim de vida Direitos Reservados

O programa de inovação NextLap volta a abrir candidaturas para a submissão de soluções que promovam a circularidade dos pneus em fim de vida.

O projeto, gerido pela consultora Beta-i e promovido pela entidade gestora portuguesa Valorpneu, tem como objetivo desenvolver projetos-piloto que possam tratar, reutilizar e trazer novas aplicações para os pneus inteiros ou fragmentados em fim de vida, explica o comunicado de imprensa enviado às redações.

“O que tem sido um programa de inovação nos últimos anos, dá agora lugar ao NextLap Tech Hub, uma iniciativa que procura juntar os líderes da indústria e inovadores em prol de novas soluções que estejam preparadas para serem incorporadas no mercado”, explica a nota de imprensa.

De acordo com a comunicação, a primeira edição esteve focada na inovação e uma segunda centrada na aceleração, no entanto, o NextLap pretende agora fechar o círculo ao trabalhar em soluções com potencial de implementação imediata.

Para isso, o projeto conta com parceiros, que, com foco na economia circular, vão contribuir com o seu conhecimento e experiência para o desenvolvimento das soluções usando borracha, têxtil ou outros materiais do pneu.

Durante nove meses, startups e empreendedores vão trabalhar nos seus projetos-piloto, que vão depois resultar em produtos prontos para entrar no mercado e a ser apresentados num evento final.

Além de promover a circularidade dos pneus em fim de linha, o programa pretende ainda educar sobre o tema, com a missão de “garantir que a iniciativa não seja estática, criando um portfólio dinâmico que assegure a continuidade e o impacto ambiental positivo dos projetos”, lê-se no comunicado.

“A verdade é que a reciclagem dos pneus em fim de vida ainda não é um tema muito abordado e penso que as pessoas ficariam surpreendidas se soubessem a possibilidade de aplicações que estes produtos têm, mesmo quando o seu principal objetivo chegou ao fim. É este aspeto que queremos focar nesta edição: demonstrar o potencial prático das soluções que iremos encontrar e revelar como podem fazer a diferença em várias indústrias. Queremos que agora, mais do que nunca, os projetos do NextLap sejam integrados na comunidade”, afirmou Ana Costa, Diretora na Beta-i.

Já Climénia Silva, Diretora-Geral da Valorpneu, referiu que “este programa demonstra o trabalho que temos desenvolvido para encontrar novos destinos para os pneus em fim de vida. O nosso objetivo é, não só encontrá-los, como conseguir que os mesmos sejam implementados no mercado e na sociedade, através do apoio dos parceiros do programa. Esta missão será sempre um desafio constante dada a sua complexidade. No entanto, estamos confiantes de que, com a dedicação de todas as partes, teremos novos produtos no mercado num futuro próximo”.

E concluiu: “o trabalho que temos vindo a realizar tem criado awareness junto da sociedade para a necessidade de encontrar novas vidas para este resíduo. Este facto, sem dúvida, promoverá a aparição de ideias inovadoras e exequíveis”.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever