A Comissão Europeia considera que a melhor solução para diminuir a dependência do gás importado e para diminuir os preços da energia a longo prazo é a introdução da energia renovável. A declaração surge no âmbito de um novo relatório que o portal Euractiv teve acesso e que declara que os preços da energia vão “manter-se altos e voláteis até pelo menos 2023”.
“Na ausência de uma aceleração massiva da transição verde, os preços da eletricidade da União Europeia dependerão significativamente dos preços do gás, pelo menos até 2030”, lê-se no documento.
A Comissão Europeia nota, no entanto, que os investimentos em energias renováveis ainda não estão ao nível necessário para produzir energia suficiente para as necessidades da Europa e que os problemas de licenciamento também precisam de ser abordados para permitir um rápido desenvolvimento. A Comissão deverá adotar uma recomendação em junho para abordar os obstáculos às energias renováveis.
O mesmo relatório retira as culpas do aumento dos preços da energia do aumento existente nos preços do mercado de carbono, que deverá atingir os 100 euros já neste mês. De acordo com o rascunho, “o efeito do aumento dos preços do gás nos preços da eletricidade é cerca de oito vezes maior do que o efeito do preço do carbono”.