Reciclagem

Smurfit Kappa ajuda a dar uma segunda vida a esferográficas e materiais de escrita

A Smurfit Kappa, empresa do setor de embalagens de papel e cartão canelado, colaborou com o Projeto ÁRBol na iniciativa “Se não escreve, não deites fora”. A empresa ajudou o projeto ao fabricar os contentores de cartão canelado utilizados na recolha de esferográficas e materiais de escrita que já não servem. O objetivo da iniciativa, que ocorre nas instituições públicas das ilhas Canárias, é reciclar e dar-lhes uma segunda vida útil como pentes, piões, chaveiros, bases para copos, etc.

Em concreto, a Smurfit Kappa assumiu a responsabilidade pelo custo de fabrico do molde e do cliché, aumentado em 400 as unidades acordadas. No total foram fabricados mais de 3300 contentores. Em comunicado, revela que “melhorou a sua qualidade para conseguir uma maior durabilidade destas soluções”.

Segundo a empresa, “os contentores são transformáveis e, depois de cheios, podem ser fechados e empilhados com outros contentores, facilitando desta forma o armazenamento e o seu transporte”. A Smurfit Kappa ressalva o facto de também serem recicláveis.

O Projeto ÁRBol conseguiu reunir 49.695 kg. de plástico no arquipélago canário. O projeto nasceu em 2015 por iniciativa de um grupo de estudantes do IES Politécnico Las Palmas, cujo objetivo era conseguir um arquipélago mais sustentável.