Sustentabilidade

Lisboa é a cidade onde os portugueses têm maior responsabilidade social e ambiental

Lisboa é a cidade onde os portugueses têm maior responsabilidade social e ambiental iStock

Lisboa posiciona-se como a cidade portuguesa com maior responsabilidade social e ambiental, é a conclusão da Too Good To Go, do OLX e da BlaBlaCar, que apresentaram o ranking das cidades mais comprometidas com o consumo responsável, analisando os hábitos sociais e a sensibilidade para a sustentabilidade dos utilizadores em Portugal.

A seguir à capital, segue-se a cidade do Porto, Setúbal e Aveiro. O ranking foi desenhado a partir da análise dos dados dos mais de sete milhões de utilizadores das três empresas, com o objetivo de descobrir quais as cidades em Portugal mais empenhadas em contribuir para a economia circular.

As empresas ressalvam que, só em Lisboa, mais de 200 mil refeições foram salvas através da Too Good To Go, tendo sido partilhadas 20 mil boleias na BlaBlaCar e mais de 37 milhões de anúncios foram publicados no OLX.

De acordo com o comunicado de imprensa, ao realizar-se uma análise das 159 cidades portuguesas, duas destas localidades encontram-se no topo do ranking das cidades com maior consumo responsável: Lisboa, com um total de 15.001.426 interações; e Porto, com 8.352.003, respetivamente. Seguem-se Setúbal, com 4.009.079; Aveiro, com 2.344.089; e Braga, com 2.331.472 interações, que ocupam o 3.º, 4.º e 5.º lugar, respetivamente.

No top 10 das cidades portuguesas, destacam-se ainda cidades de várias regiões do país, como Coimbra, com 1.608.377; Faro, com 1.098.998; Leiria, com 282.663; Viana do Castelo, com 100.04 e Castelo Branco, com 69.146 interações.

Para Maria Tolentino, Country Director da Too Good To Go Portugal, “os portugueses estão cada vez mais conscientes da importância de combater o desperdício alimentar e do impacto que tem no ambiente, na economia e na sociedade. A sensibilização para este tema tem levado cada vez mais pessoas a adotarem práticas mais sustentáveis, o que reflete um compromisso coletivo cada vez maior para contribuir para um futuro mais sustentável”.

Já segundo Andreea Pușcoci, Brand Manager do OLX Portugal, “hoje em dia, os consumidores apresentam hábitos de consumo mais sustentáveis e uma maior consciencialização ambiental, tendência que observamos através da compra de mais de 9 milhões de artigos eletrónicos e veículos em segunda mão no portal do OLX. É gratificante ver que as pessoas recorrem ao OLX não só para encontrar bons negócios, mas também para promover uma economia circular, seguindo o conceito de que um artigo que pode já não ter utilidade para um indivíduo pode ser o sonho de outro”.

“Para além de preencher os lugares vazios, queremos otimizar as rotas. Tornamos isso possível ao combinar a capilaridade e flexibilidade do carpooling para chegar a qualquer canto da Península Ibérica com a oferta internacional de autocarros para cobrir as principais rotas com elevada procura entre Portugal, Espanha, França e o resto da Europa. Com a multimodalidade como objetivo, continuamos a caminhar para um ecossistema de mobilidade eficiente, económico e sustentável”, afirmou Florent Bannwarth, Diretor de Operações da BlaBlaCar Espanha e Portugal.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever