Descarbonização

Bridgestone utiliza agora energia 100% renovável nas fábricas europeias

A Bridgestone anunciou que todas as suas fábricas europeias de pneus contam agora com o fornecimento de eletricidade 100% renovável.

A Bridgestone, empresa de fornecimento de mobilidade sustentável e soluções avançadas, anunciou que todas as suas fábricas europeias de pneus, Centro Europeu de P&D e Centro de Testes em Roma, Itália, a fábrica PCT em Lanklaar, Bélgica, a fábrica têxtil em Usansolo, Espanha, e a sede da Bridgestone EMIA em Bruxelas, Bélgica, passam a utiliza agora eletricidade de fontes 100 por cento renováveis.

Em comunicado, a empresa revela “este anúncio representa um grande progresso na ambição da empresa em reduzir o impacto ambiental das suas operações”:

Sobre este anúncio, o CTO & COO da Bridgestone EMIA, Emilio Tiberio, afirmou: “Reduzir as nossas emissões de CO2 é um pilar fundamental da nossa visão de sustentabilidade a longo prazo, razão pela qual não posso enfatizar suficientemente a importância deste marco. É inspirador ver o quão longe chegámos num capítulo relativamente curto da longa história da Bridgestone”.

Autoconsumo

Para além desta novidade, a Bridgestone assinou um acordo de um projeto de energia solar para autoconsumo com a Endesa, através da sua subsidiária Endesa X.

A empresa terá uma instalação de energia solar no último piso de 9,2 MW na sua fábrica de Burgos A Endesa X ficará encarregada de instalar mais de 20.500 painéis solares na cobertura da fábrica. Este projeto envolve um investimento superior a cinco milhões de euros e terá uma área total de painéis de mais de 40.000m2, o equivalente a mais de cinco campos de futebol e que representa cerca de um terço da área total da fábrica.

A instalação começará nos próximos meses e deverá estar operacional no final do primeiro semestre de 2022.