Energias Renováveis

Galp Distribuição quer testar hidrogénio na rede de gás natural até junho

Galp Distribuição quer testar hidrogénio na rede de gás natural até junho

A Galp Gás Natural Distribuição vai testar a injeção de hidrogénio verde (entre 2 e 20%) na rede de gás natural durante o primeiro semestre. O projeto-piloto vai ocorrer no Seixal e envolve 80 consumidores, na sua maioria, residências.

Em declarações ao portal Eco, o CEO da Galp Gás Natural Distribuição, Gabriel Sousa, afirma que só falta a aprovação do governo para avançar.“O projeto está completo em termos de conceito. Já foi apresentado às autoridades portuguesas, temos luz verde do regulador português e estamos a afinar algumas questões finais para dar início ao processo de produção”, revelou o responsável.

O CEO da Galp explicou também que o piloto inclui a construção de uma conduta de gás de 1,4 km para transportar o hidrogénio, entre o produtor de hidrogénio, até ao ponto de mistura com gás natural. “Neste momento estamos na fase das revisões regulatórias e a receber feedback positivo do regulador”, disse Gabriel Sousa.

Este projeto-piloto chama-se Green Pipeline Project e é liderado pela Galp Gás Natural Distribuição, em parceria com várias empresas (PRF, Gestene, ISQ, Vulcano/Bosch). O Green Pipeline Project tem um custo previsto de meio milhão de euros e tem como objetivo ser todo desenvolvido em dois anos.