Descarbonização

Galp e Northvolt querem investir 700 milhões em fábrica de conversão de lítio em Portugal

Galp e a sueca Northvolt preveem investir 700 milhões de euros e criar 1500 empregos diretos e indiretos na fábrica de conversão de lítio que vão desenvolver em parceria em Portugal.

De acordo com a TSF, as empresas vão reunir os esforços através de uma joint venture, denominada Aurora, sendo que esta está “a realizar estudos técnicos e económicos e a analisar várias localizações possíveis para a unidade” em Portugal.

“A decisão final de investimento ainda não ocorreu, mas a joint venture prevê que as operações se iniciem até ao final de 2025 e que as operações comerciais tenham início em 2026”, referem as empresas num comunicado conjunto enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O objetivo das duas empresas é criar a “maior e mais sustentável fábrica de conversão de lítio da Europa, […] com uma capacidade de produção anual inicial de até 35.000 toneladas de hidróxido de lítio para baterias – um material crítico na indústria de fabrico de baterias de ião lítio, que se espera que cresça mais de 10 vezes até ao final da década”, lê-se no comunicado.

A unidade será capaz de produzir hidróxido de lítio suficiente para a produção de 50 GWh (Gigawatt/hora) de baterias por ano, o suficiente para 700 mil veículos elétricos.