Descarbonização

Paris vai transformar Champs-Élysées num jardim

iStock  e

A presidente de câmara da cidade de Paris, Anne Hidalgo, deu luz verde ao projeto de 250 milhões de euros para transformar a avenida mais famosa da capital francesa. O plano só vai ser implementado depois dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, que vão ocorrer em Paris, e vai tornar 1,9 km num “extraordinário jardim”, afirma a presidente.

Desde 2018 que o comité Champs-Élysées tem feito campanha para uma grande transfiguração da avenida e dos seus arredores. O comité abriu uma consulta pública sobre que alterações deviam de ser feitas.

O projeto inclui a redução a metade de espaço para veículos, a transformação de estradas em passeios e áreas verdes, e a criação de um túnel de árvores para melhorar a qualidade do ar.

Os planos também incluem uma nova imagem para a famosa praça da Concórdia, descrita pelo município como uma “prioridade municipal”. Esta transformação é esperada estar concluída antes dos jogos olímpicos. Já os Champs-Élysées serão alterados até 2030.

A presidente da câmara de Paris, em entrevista ao Le Journal du DimancheI, revelou que este é um dos vários projetos com o objetivo de transformar a cidade “até e depois de 2024”.