Energias Renováveis

ABA alerta para a importância das fontes de energia alternativas

ABA alerta para a importância das fontes de energia alternativas

A Associação de Bioenergia Avançada (ABA) alertou para a importância da consideração das várias fontes de energia alternativas eficazes e sustentáveis, que podem ter um papel crucial no processo de transição energética, no âmbito do Dia Mundial da Energia, assinalado a 29 de maio.

Em comunicado, a associação relata que existem várias alternativas quando se fala do futuro da mobilidade além da eletrificação, entre elas, os biocombustíveis de resíduos e outros avançados, o hidrogénio, os combustíveis sintéticos, os gases renováveis. No primeiro caso, a ABA aponta que a substituição direta dos combustíveis fósseis por esta alternativa significa uma poupança de mais de 83% de emissões de gases de efeito de estufa (GEE).

A ABA indica que a indústria dos biocombustíveis de resíduos e outros avançados apresenta soluções, produzidas a partir de resíduos – óleos alimentares usados, gorduras animais, resíduos de palha, molhos fora de prazo, borras de café, por exemplo – que podem ser fontes de energia viáveis e aptas para implementação imediata no setor automóvel.

“Alertamos que o futuro da mobilidade deverá passar por um mix energético onde constem, entre outras soluções, os biocombustíveis de resíduos e outros avançados, o elétrico, o hidrogénio, os combustíveis sintéticos, os gases renováveis, entre outras. Acredito que é fundamental desenvolver uma estratégia com base na complementaridade para a promoção de uma mobilidade mais sustentável e com potencial para contribuir imediatamente para o cumprimento das metas de descarbonização em Portugal”, afirma Ana Calhôa.

A associação aponta ainda que os automóveis que circulam já estão preparados para receber uma maior quantidade de biocombustíveis de resíduos e outros avançados nos combustíveis fósseis disponibilizados no mercado atual.