Energias Renováveis

Acciona investirá 150 milhões de euros em parque energético português

Acciona

A Acciona, uma empresa dedicada à produção de energias renováveis, irá realizar um investimento até 150 milhões de euros nos próximos cinco anos, para duplicar a capacidade atual do seu parque energético em Portugal.

De acordo com a empresa, este investimento na produção pretende responder à procura das empresas portuguesas, “cada vez mais comprometidas com a sustentabilidade e a redução da pegada de carbono das suas atividades”.

A comercialização de energia limpa em Portugal parte da Acciona cresce, em média, 30% ao ano desde 2017.

Alexandre Kisslinger, diretor geral da divisão de energia da Acciona Portugal, assume que “o desempenho da empresa em Portugal confirma que a estratégia de crescimento do negócio de energia é uma realidade” e revela que o objetivo passa por “duplicar a nossa capacidade em Portugal até 2025, maioritariamente com centrais fotovoltaicas”.

Em comunicado, a Acciona explica que a procura por energia e infraestruturas sustentáveis faz parte do seu plano de crescimento, pelo que “será viável a empresa continuar a evoluir em duas das principais vertentes de negócio: comercialização e produção de energia elétrica”.

“Estamos a estruturar novos produtos que se adaptem às empresas portuguesas que procuram obter ganhos económicos, mas, ao mesmo tempo, a adotar comportamentos mais sustentáveis”, começa por referir Aprígio Guimarães, country sales manager da Acciona Portugal para a divisão de energia, acrescentando que, atualmente, no nosso mercado, há “mais de 50 grupos empresariais que consomem energia limpa, os quais têm um contributo fundamental para a descarbonização da economia”.

“Cada vez mais, as empresas procuram políticas de sustentabilidade ambiciosas como fator de diferenciação, pelo que a certificação com garantias de origem 100% Renováveis, associada ao fornecimento de energia elétrica, desempenha um papel fundamental no leque de produtos e serviços que as empresas oferecem ao mercado”, conclui o responsável comercial para o mercado português.

A Acciona está presente em Portugal desde 1948 em várias áreas de atuação e, nos últimos 15 anos, como produtora de eletricidade 100% renovável. Possui, atualmente, uma central solar fotovoltaica de 46MWp na Amareleja, região do Alentejo, bem como com 120 MW, distribuídos em 16 parques eólicos.