Agricultura

Nova ferramenta avalia pegada ecológica da agricultura

Há uma nova ferramenta que permite avaliar a pegada ecológica da agricultura. A iniciativa geoFootprint, liderada pela consultora Quantis, permite às empresas avaliar os riscos colocados pelas alterações climáticas, disponibilidade e qualidade da água, saúde e biodiversidade dos solos para garantir as cadeias de abastecimento e o futuro dos alimentos, reporta o portal Sustainable Brands .

A ferramenta utiliza imagens de satélite para visualizar o impacto ambiental das plantações num mapa mundial interativo.

“A geoFootprint permite que as empresas reduzam a pegada ambiental das plantações nas suas cadeias de abastecimento através da prestação de informações que, até agora, eram quase impossíveis de capturar”, explica Xavier Bengoa, líder do projeto e consultor sénior na Quantis.

O geoFootprint foi construído em colaboração com mais de 25 parceiros – desde a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) até a corporações como a Nestlé Research e a Unilever – de forma a acelerar a agricultura sustentável.