12% dos portugueses gastam mais de 75% do orçamento mensal em despesas fixas

12% dos portugueses gastam mais de 75% do orçamento mensal em despesas fixas

12% dos portugueses precisam de mais de 75% do seu ordenado para despesas fixas mensais como a casa, carro, água, luz, gás e créditos. 10,8% recorrem a menos de 25% do seu orçamento mensal.

Estes são dados do estudo da Cetelem sobre a Literacia Financeira dos Portugueses, que revelam ainda que 26% dos inquiridos consegue ter disponível até 250 euros por mês para despesas inesperadas. Um número significativo de inquiridos afirma que teria total capacidade (21,2%) e 19% teria capacidade até 500 euros. Somente 10% não teria qualquer tipo de disponibilidade e 20,2% suportaria uma despesa até 100 euros.

“Os resultados que obtivemos confirmam a ideia que tínhamos da literacia financeira em Portugal: com a crise, os portugueses começaram a interessar-se mais por estas questões, estão mais preocupados na forma como gerem o seu dinheiro, têm um maior cuidado na gestão do seu orçamento e o ato de poupar começa a ser tendência. De um modo geral, pelos resultados obtidos parece-nos que estamos perante uma sociedade de consumo mais informada e consciente”, afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever