administrações portuárias

Administrações portuárias preparam aquisição conjunta de bens e serviços

Sines integra reestruturação intercontinental de rede de portos

A APP-Associação dos Portos de Portugal, constituída pelas administrações portuárias dos Açores, Aveiro, Leixões, Lisboa, Madeira, Setúbal e Sines, reuniu-se recentemente para criar uma estratégia de aquisição conjunta de bens e serviços.

De acordo com a associação, “a concretização de renovadas formas de colaboração entre os portos portugueses, em harmonia com os objetivos do PETI, Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas, tem por objetivo obter ganhos com economias de escala, sinergias e trocas de conhecimentos, harmonização de sistemas e procedimentos e desenvolvimento de projetos inovadores com dimensão relevante a nível europeu”.

O objetivo é tornar os portos portugueses mais competitivos para melhor servirem a economia e as exportações. Além da aquisição conjunta dos bens e serviços, as sete administrações portuárias nacionais debateram formas de colaboração nos sistemas de informação ecrã único/janela única logística, estatísticas agregadas, um quadro de referência para a gestão de concessões portuárias, o investimento na eficiência energética e candidaturas a fundos comunitários. 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever