Ano recorde para portos do Centro

Ano recorde para portos do Centro

Os portos da Figueira da Foz e Aveiro cresceram 37% e 25% respectivamente em 2010, atingindo assim valores recorde na movimentação de mercadorias.

O porto da Figueira da Foz conseguiu movimentar no ano que findou mais de um milhão e meio de toneladas de mercadorias, superando o anterior recorde de 2007 fixado em quase um milhão e 200 mil toneladas, e o porto de Aveiro conseguiu movimentar três milhões e 756 mil toneladas, o que fez de 2010 o melhor ano para os dois portos.

Segundo o presidente das administrações portuárias da Figueira da Foz e Aveiro, José Luís Cacho, os investimentos realizados nos dois portos foram parte das causas que motivaram o sucesso obtido. “O Governo da República soube apoiar, em devido tempo, obras de que os dois portos careciam há bastante tempo. No caso de Aveiro, por exemplo, a ligação ferroviária era um projecto congelado há duas décadas. A ligação ferroviária foi inaugurada a 29 de Abril de 2010 e os resultados já começam a aparecer”, afirmou o administrador, que acrescenta: “Também na Figueira da Foz se realizaram investimentos significativos, sendo o mais emblemático, o prolongamento do molhe norte. Aqui, o novo modelo de gestão, através da criação da empresa APFF, está a dar os seus frutos, o que é já reconhecido e até mesmo aplaudido pelo conjunto dos operadores portuários, alguns dos quais muito reticentes no início do processo”.

Aqueles são resultados que deixam a gerência “bastante satisfeita” e “não podia ser de outra forma”, afirma o administrador. “Taxas de crescimento a atingir estes valores são raras na história de qualquer administração portuária, entre nós e até mesmo no estrangeiro. E se atendermos à conjuntura de crise internacional que vivemos, tais resultados adquirem significado ainda mais marcante”, referiu.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever