O Porto de Portimão acolheu na passada semana duas reuniões da APP, a primeira do Grupo de Trabalho dos Sistemas de Informação e a segunda para efeitos da 43ª Assembleia Geral da associação, na qual foi aprovado o Plano de Atividades para 2015.
A Assembleia Geral, presidida por João Carvalho, aprovou o relatório e contas de 2014 e o Plano de Atividades 2015 e serviu ainda para aprovar o novo modelo de referência de acompanhamento das concessões nos portos com base em indicadores económicos, financeiros, ambientais e operacionais, segundo a APP.
Foi ainda aprovada a constituição de um grupo de trabalho para analisar uma proposta de alterações na legislação portuária, em especial das bases das concessões, criação do domínio público portuário e revisão do Regulamento do Sistema Tarifário.
Já o Grupo de Trabalho dos Sistemas de Informação reuniu para continuar os trabalhos no âmbito do projeto ANNA, que visa a implementação da Diretiva EU 65/2010, bem como a preparação do projeto LSW – Logistic Single Window. “Os trabalhos decorreram numa lógica de criação de sinergias nos investimentos nesta área e na preparação para a evolução dos sistemas de gestão portuária ao longo da cadeia logística, de forma harmonizada em todos os portos do continente e das ilhas”, explica a Associação dos Portos de Portugal em comunicado.