Autarquias com dívidas aos operadores de transportes na ordem dos 60M€

Autarquias com dívidas aos operadores de transportes na ordem dos 60M€

As autarquias devem aos operadores de transportes cerca de 60 milhões de euros, segundo um levantamento feito pela Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Passageiros (ANTROP). 

Luís Cabaço Martins, presidente da ANTROP, afirma que entregou ao secretário de Estado dos Transportes a “relação dessa dívida” e que a associação tem vindo a desenvolver esforços e iniciativas tanto junto do Governo como da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para tentar encontrar uma solução, avança o jornal i.

O responsável frisou também que existem “grandes diferenças de operador para operador”, com situações “muito díspares”, mas confirmou que em algumas autarquias a dívida atingiu “proporções preocupantes”.

Luís Cabaço Martins disse ter encontrado junto do secretário de Estado dos Transportes “disponibilidade para contribuir para a resolução do problema”, esperando que, juntamente com a ANMP, se encontrem soluções para alguns casos que são “graves”.

No seu entender, é preciso encontrar formas de financiamento que ajudem a saldar as dívidas antigas, a maior parte respeitante a transporte social, mas também garantir a continuidade deste serviço no futuro.
“É necessário limpar a dívida passada, que é muito preocupante porque afeta a tesouraria das empresas e muitas estão no fio da navalha”, disse, declarando-se confiante de que o Governo e a ANMP estão empenhados em encontrar uma solução.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever