Avaliar o serviço logístico

Durante o Logitrans, Joaquim Merceano Roque, manager de Transportes e Distribuição da Unicer apresentou o projecto Logex (Logistics Excelent), que nasceu em 2006 em conjunto com a Carlsberg e com o apoio da consultora BCG, com o objectivo de «identificar alavancas de melhoria na logística».

Durante o Logitrans, Joaquim Merceano Roque, manager de Transportes e Distribuição da Unicer apresentou o projecto Logex (Logistics Excelent), que nasceu em 2006 em conjunto com a Carlsberg e com o apoio da consultora BCG, com o objectivo de «identificar alavancas de melhoria na logística».

 

Foram identificadas poupanças na ordem dos 9 milhões de euros por ano, «numa cadeia que imaginávamos perfeita» e actuou-se em diversas áreas de intervenção, da cadeia de abastecimento, às plataformas à distribuição e aos transportes, sem esquecer os sistemas de informação.

 

O projecto foi implementado em 2008, implicando a reorganização das plataformas e da distribuição, a implementação de um WMS – Warehouse Management System nas principais plataformas produtoras e a renovação do parque de vasilhame.

 

Ainda que os objectivos do projecto tenham sido alcançados, a Unicer confrontou-se com outro problema: os níveis de serviços estiveram nesse ano entre os mais baixos de sempre. Coincidência ou não, a melhoria do nível de serviço foi a aposta de 2009. Na sequência desta aposta, a empresa conseguiu reduzir o tempo médio de carga em 23%, entre Agosto de 2008 e Agosto de 2009 e passou a exigir maior qualidade de serviço aos seus transportadores.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever