A fabricante CaetanoBus, empresa do universo da Toyota Caetano Portugal e da Mitsui, fechou durante os últimos dias o maior acordo-quadro a nível europeu para fornecimento de autocarros a hidrogénio.
Segundo o anunciado em comunicado, a empresa fornecerá 60 viaturas a hidrogénio à Deutsche Bahn, numa tentativa da empresa germânica fazer a sua transição energética, começando com estas seis dezenas de viaturas que serão “equipadas com a nova geração de pilha de combustível da Toyota”.
“Este acordo-quadro vem impulsionar as vendas da CaetanoBus do modelo H2.CityGold, o autocarro elétrico movido a hidrogénio da CaetanoBus, que conta já com mais de 115 unidades vendidas para várias cidades europeias na Alemanha, França, Espanha, Dinamarca e Portugal”, revela a CaetanoBus, lembrando que os primeiros veículos deverão estar em operação no início do próximo ano.
A empresa realça ainda que o desempenho do autocarro vai ser aprimorado, com alterações que visam incrementar o conforto dos 81 passageiros que pode transportar (34 sentados e 47 de pé) e também maximizar a eficiência da tecnologia.
“Estamos orgulhosos por termos sido o melhor fabricante posicionado num concurso internacional altamente exigente e termos sido a empresa escolhida pela Deutsche Bahn, um dos operadores de autocarros mais importantes da Europa”, refere Nuno Lago de Carvalho, CEO da CaetanoBus.