Também os Açores contribuíram com cerca de mil toneladas para esta evolução positiva.
Analisando o tráfego de carga por desembarcada (importação) e embarcada (exportação), conclui-se que a carga exportada teve uma evolução muito mais positiva e foi a maior responsável pelo bom desempenho geral da carga aérea.
No que a mercados mais predominantes diz respeito, a TAP Portugal registou um crescimento de 39,4% no tráfego de carga para o Brasil (+40,7 % em Lisboa e +17,8% no Porto).
O crescimento do mercado alemão é fundamentalmente conseguido através de um desempenho bastante positivo dos integrators UPS em Lisboa e da DHL no Porto. Também a operação full cargo da TAP Portugal para Frankfurt dá o seu contributo positivo para evolução deste mercado».
De acordo com informação da ANA, «o crescimento do mercado belga é conseguido com base no bom desempenho do integrator TNT a partir de Lisboa e Porto para o seu hub europeu em Liége e também da DHL, nomeadamente em Lisboa».
Por último, o caso do mercado mexicano. Trata-se do crescimento da operação de carga aérea da Air France que liga a Cidade do México ao Porto com carregamentos do grupo Inditex (lojas de vestuário Zara, Massimo Dutti e outras). Esta companhia transportou nesta rota mais cerca de 1,2 mil toneladas do que no ano anterior.