Transportes

Cepsa vai fornecer Gás Natural Liquefeito a navios

GNL - embarcação da Cepsa

A Cepsa vai fornecer Gás Natural Liquefeito (GNL) a navios através de uma barcaça multiproduto. Trata-se de uma embarcação de abastecimento que abrange todo o espectro dos combustíveis marítimos, desde os combustíveis tradicionais (fuelóleos, gasóleos) até ao mais recente (GNL).

Este projeto faz parte da iniciativa ‘Core LNGas Hive’, selecionado pela Comissão Europeia, e que tem como objetivo desenvolver uma cadeia de fornecimento de GNL que permita impulsionar o uso do gás como um combustível de transporte, especialmente no mar.

De acordo com a Cepsa, o consórcio está a ser liderado por Puertos de Estado e coordenado pela Enagás e conta já com 42 parceiros de Espanha e Portugal, nos quais se encontra a Cepsa.

O primeiro fornecimento será realizado no porto de Barcelona, a partir de 2018, o que fará com que a empresa se torne no “primeiro fornecedor deste combustível, ship to ship, em Espanha”.

“Os nossos clientes irão beneficiar de uma grande flexibilidade, uma vez que a embarcação permite o fornecimento de combustíveis, dos navios mais tradicionais aos mais inovadores, antecipando a mudança de regulamentos europeus”, refere Alberto Martínez-Lacaci, Diretor de Bunker da Cepsa.

“A Cepsa é líder no fornecimento em Espanha e é fornecedor de combustíveis marítimos em outros portos internacionais relevantes, tais como Fujairah e Panamá, pelo que o seu envolvimento neste projeto é inquestionável. Estamos convencidos de que abrirá um novo capítulo no abastecimento no mercado europeu, cujo futuro passa pela utilização de combustíveis de menor impacto ambiental, como é o exemplo do gás natural liquefeito”, conclui.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever