ANTRAM

Congresso ANTRAM: As oportunidades de apoio à competitividade

Congresso ANTRAM: As oportunidades de apoio à competitividade

No 14º Congresso da ANTRAM, que irá decorrer nos dias 10 e 11 de outubro, no que aos temas diz respeito, “partiremos de uma contextualização da realidade atual e apontaremos para o que se perspetiva para o sector em termos de oportunidades de apoio à competitividade”. No entanto, no evento haverá ainda espaço para uma reflexão sobre os desafios que se impõem ao associativismo e “sobre o papel que a ANTRAM deverá assumir enquanto associação representativa do sector”.

Para Gustavo Paulo Duarte, presidente da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), “é fundamental a revisão do contrato coletivo de trabalho e fomentar a aplicação de incentivos para o investimento no sector, através da renovação de frotas ou outros meios complementares de diminuição de custos e de melhoria de qualidade, nomeadamente através de redução de taxas fiscais, portagens, celebração de contratos de objetivos, etc”. Estas são algumas das preocupações ou até mesmo reivindicações da associação que, de acordo com o seu responsável, defende ainda “a profissionalização do setor e uma maior fiscalização dos veículos estrangeiros a circular em Portugal, assim como a uniformização de critérios de fiscalização aplicados em território nacional com os demais países da União Europeia (UE), designadamente em termos de paralisação dos veículos, apreensão de documentos, tempo de reposição dos mesmos, etc.”.

Relevância e atualidade

No que aos temas diz respeito, “partiremos de uma contextualização da realidade atual e apontaremos para o que se perspetiva para o sector em termos de oportunidades de apoio à competitividade, nomeadamente no que toca a programas comunitários e incentivos”, indica Gustavo Paulo Duarte, acrescentando que “propomos ainda uma reflexão sobre os desafios que se impõem ao associativismo e sobre o papel que a ANTRAM deverá assumir enquanto associação representativa do sector”.

Na prática, os painéis serão subordinados às temáticas ‘Sociedade, Economia e Transportes Rodovia´rios de Mercadorias (TRM)’, ‘TRM, Portugal 2020 e Horizonte 2020 – diagno´stico e oportunidades de apoio a` competitividade do setor’ e ‘Os desafios do Associativismo e a missa~o da ANTRAM’. Para além destes painéis e do espaço de exposição, o evento contará ainda com duas intervenções especiais: ‘Espi´rito de equipa’ por Tomaz Morais (selecionador nacional de rugby e especialista em coaching motivacional) e ‘Portugal e´ via´vel!’ da responsabilidade de Jose´ Gomes Ferreira (jornalista e comentador econo´mico).

E por que razão dedicar o 14º congresso a estes temas? “Pela atualidade e pela relevância para o desenvolvimento da actividade das empresas e promoção da competitividade”, responde o presidente da ANTRAM.

Assim sendo, o objetivo do evento é, essencialmente, “debater a realidade presente do sector e atualizar os conhecimentos dos nossos empresários, mostrando alternativas viáveis que possam ajudar no dia-a-dia da gestão do negócio”, salienta Gustavo Paulo Duarte, acrescentando que, para além disso, sendo o congresso um espaço de reunião “é nele que os associados se manifestam, dando voz à associação”. E, neste sentido, as sinergias geradas durante o evento “são fundamentais para o reforço da ANTRAM enquanto associação representativa do sector”, conclui o responsável.

Associados, empresas e parceiros

Deste modo, é bem visível que o foco do congresso “está no associado ANTRAM”, assegura o presidente. 

A associação conta reunir um universo bastante significativo de associados e empresas, “estimamos a presença de 350 participantes, revela Gustavo Paulo Duarte, assim como um leque muito diversificado de parceiros e ofertas de negócio.

Resumindo, “teremos presente um leque variado de oradores convidados cujos testemunhos serão relevantes e as intervenções mais técnicas irão primar por um carácter informativo e pela atualidade, assim como constituirão boas referências e orientações para as empresas”, explica o presidente da ANTRAM, reforçando que “há uma interligação nos temas, daí ser essencial que os participantes atentem a todos os debates e, para além disso, iremos ainda debater outras matérias que estão na ordem do dia e que constituem algumas das preocupações dos transportadores”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever