Estudo analisa comportamento dos condutores portugueses

Quando questionados sobre quais as condutas mais importantes quando se está ao volante, 93% considera ser conduzir sem beber, seguido de 56% que descansam antes de conduzir. 47% efetua as inspeções periódicas aos veículos, face aos 43% que dão maior importância ao cumprimento dos limites de velocidade. Estas são algumas das conclusões apuradas num estudo efetuado pela Goodyear, que teve como universo os condutores portugueses distribuídos num painel de consumo da NetQuest.

Já no que diz respeito aos equipamentos do automóvel mais importantes, 70% considera ser o sistema ABS ou sistema de travagem antibloqueio, enquanto 64% dos indivíduos referem serem os pneus com banda de rodagem.

Aquando de uma viagem, 57% indicam que fazem paragens à medida que se sentem cansados, independentemente do percurso ser longo ou curto. No entanto param a cada 2 horas, 37% dos indivíduos.

Sobre a frequência com que verificam a pressão dos pneus, 61% fazem-no com regularidade, sendo que são os indivíduos entre os 55 e 65 anos que revelam ter essa preocupação. 17% só o fazem quando vão de viagem e 11% só duas vezes por ano.

Antes de planear a viagem, os inquiridos verificam se a bagagem cabe na bagageira (68%), assim como o trajeto antes de partir (64%). Só em determinadas ocasiões é que 66% leva o automóvel à revisão.

Quando questionados sobre a mudança dos pneus, 67% muda quando veem que estão gastos, 50% quando recomendado pelo mecânico e 31% quando sentem que tem repercussões na condução.

O estudo foi realizado junto de 520 indivíduos no mês de Junho de 2011. O questionário foi realizado online, através de 10 perguntas fechadas, junto de 260 homens e 260 mulheres, dos 18 aos 65 anos, com e sem filhos.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever