Europa lança votação pública sobre calculadores eletrónicos de percursos

Europa lança votação pública sobre calculadores eletrónicos de percursos

Os cidadãos europeus foram convidados, entre 5 de dezembro e 13 de janeiro de 2012, a votar as suas preferências quanto aos calculadores multimodais de percursos no âmbito do Desafio Europeu da Mobilidade, lançado pelo Vice-Presidente Siim Kallas.

 A ideia do desafio é aumentar a informação e estimular o desenvolvimento de calculadores de percursos, que funcionem para além das fronteiras nacionais e ofereçam meios de transporte alternativos.

Ao lançar o desafio, Kallas, que é também o Comissário da Mobilidade e Transportes, afirmou que “uma tão grande variedade de calculadores de percursos é incompatível com o mercado único europeu de transportes de que necessitamos. Como pode ainda não ser possível planear ou reservar uma viagem pela Europa mudando do comboio para o avião, do transporte urbano para o transporte interurbano, com um único bilhete comprado em linha, através da internet? A tecnologia já existe, temos apenas de incentivar a sua utilização”.

Ao abrir a votação o comissário acrescentou que “encontrar e comparar planos de viagem alternativos, com uns simples cliques e sem o incómodo de ter de consultar múltiplos sítios web, vai ajudar os cidadãos a escolherem a melhor solução de transporte personalizada”.

O desafio para a conceção de um calculador de percursos genuinamente europeu esteve aberto a todos quantos nele quiseram participar, das empresas e instituições a qualquer cidadão com interesse em viajar. A página web do Desafio Europeu da Mobilidade, na sua versão atualizada, disponível em www.eujourneyplanner.eu, apresenta um mapa da Europa com os calculadores apresentados à votação eletrónica, assim como uma lista completa dos calculadores de percursos e ideias apresentadas à Comissão em resposta ao desafio. 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever