Transportes

Europa testa o futuro da mobilidade aérea urbana

iStock  e

O projeto AMU-LED, integrado no programa H2020 da União Europeia, foi lançado, com o objetivo de “é demonstrar a integração segura de vários tipos de operações com drones nos céus urbanos”, revela a Everis, em comunicado.

O projeto estará em desenvolvimento nos próximos dois anos e pretende “apresentar uma das maiores demonstrações de serviços de mobilidade com veículos aéreos em meio urbano até 2022”. As cidades onde vão ocorrer a demonstração do piloto são Santiago de Compostela (Espanha), Cranfield (Reino Unido) e Amesterdão e Roterdão (Holanda).

O plano de simulações do projeto inclui mais de 100 horas de voo, combinando diferentes sistemas aéreos não tripulados e prevendo vários cenários, modelos de utilização e aplicação. “Estes vão consistir em sistemas de operações de táxi aéreo, o transporte de carga e entrega de mercadorias e equipamentos médicos, a inspeção de infraestruturas, vigilância policial e ainda o apoio a serviços de emergência”, anuncia.

O projeto envolve um total de 17 entidades da Europa e dos Estados Unidos. É coordenado pela Everis, sendo o consórcio formado por um conjunto de operadores do setor e entre os quais se destacam: Airbus, AirHub, Altitude Angel, ANRA Technologies, Boeing Research & Technology-Europe, FADA-CATEC, Cranfield University, EHang, ENAIRE, Gemeente Amsterdam , INECO, ITG, Jeppesen, NLR, Space53 e Tecnalia.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever