Ferrovia Aveiro-Vilar Formoso é fundamental para Portugal

Ferrovia Aveiro-Vilar Formoso é fundamental para Portugal

A ligação ferroviária Aveiro-Vilar Formoso e, consequentemente, a Salamanca, Espanha, “é fundamental para toda a economia nacional”, defendeu Mário Lopes, vice-presidente da ADFERSIT, durante a conferência ‘E-80, Corredor Multimodal para a Europa’, que decorreu na Gafanha da Nazaré.

“É urgente a melhoria competitiva do transporte ferroviário de mercadorias”, sublinhou Mário Lopes da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de transportes (ADFERSIT).

Em Portugal a grande maioria das mercadorias ainda são movimentadas em ferrovia, o que torna urgente “apostar no transporte ferroviário de mercadorias”, acrescentou o responsável, avança o porto de Aveiro em comunicado.

A manutenção do cenário atual, apontou ainda Mário Lopes, é “insustentável, quer por razões ambientais, quer por razões energéticas, dado o aumento do preço e escassez do petróleo”.

“Esta aposta na ferrovia para o transporte de mercadorias terá de passar, obrigatoriamente, pela linha Aveiro-Vilar Formoso, uma vez que “a nossa ligação ao centro da Europa é feita a partir do corredor Aveiro-Salmanca-Irun”. “Esta linha devia ter sido sempre a prioridade do Governo português, mas não foi”, lamentou.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever